CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Para um futuro com edifícios sustentáveis é essencial a gestão de recursos e resíduos, e a avaliação do impacte ambiental ao longo do seu ciclo de vida. Por isso, sistemas de certificação como o LEED e BREEAM são cada vez mais um requisito indispensável!
Existindo interesse em certificar um projeto, apresentaremos prontamente uma proposta de valores de consultoria. Aliamos todo o know How com a presença local.
LEED
LEED – Leadership in Energy and Environmental Design
“LEED is the triple bottom line in action, benefiting people, planet and profit.” (USGBC)
É um sistema de avaliação da sustentabilidade de edifícios que tem como principal objetivo, a redução do impacte ambiental na construção.
Avalia a conformidade das técnicas e dos processos construtivos com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Assegura a implementação e avaliação de medidas de sustentabilidade ao longo de todas as fases do desenvolvimento do edifício/empreendimento.
É provavelmente o sistema de certificação internacional de edifícios sustentáveis com maior escala e divulgação.
Destina-se a:
Promotores, Projetistas, Empreiteiros, Arquitetos e Construtores.
Porquê escolher a certificação LEED?
“The LEED plaque on a building is a mark of quality and achievement in green building.”(USGBC)
Certificação LEED significa espaços mais saudáveis e produtivos, redução do impacte ambiental, e utilização eficiente dos recursos. O LEED pode contribuir para reduções significativas no consumo de energia, na emissão de CO2, no consumo de água e na produção de resíduos sólidos. Consequentemente, traduz-se em redução de custos operacionais.
Edifícios LEED…
• Fornecem um diferencial competitivo
• Tornam os seus utilizadores mais felizes
• Atraem interessados em habitar
• Economizam energia e recursos, diminuem os custos operacionais
• Têm uma relação Custo-benefício (Cost-effective)
• Beneficiam as relações sociais nas comunidades locais
• Possibilitam ao proprietário maiores rendas de aluguer
Onde se aplica e como funciona?
“All buildings in. LEED is flexible enough to apply to all project types.”(USGBC)
O LEED funciona para todos os edifícios/empreendimentos em todas as fases do desenvolvimento quer seja uma nova construção ou um já existente, podendo também ser aplicado apenas ao interior dos edifícios. Os diferentes sistemas de classificação incluem sectores como a habitação, hospitalar, escolar, comercial, data centers ou turismo. Pode também ser implementado a uma escala de bairro.
Projetos que procuram a certificação LEED ganham pontos através de diversas áreas que abordam questões de sustentabilidade. Com base no número de pontos alcançado, o projeto recebe um dos quatro níveis de classificação:
• LEED Certified: 40 – 49 pontos
• LEED Silver: 50 – 59 pontos
• LEED Gold: 60 – 79 pontos
• LEED Platinum: 80 ou mais
Quer saber que tipos de sistemas de classificação estão disponíveis?
Saiba mais aqui.
Como se está a desenvolver na Europa/Portugal
“LEED works with top building professionals around the world to deliver a system that is applicable at the global, regional and local levels. That means that LEED works no matter where you live” (USGBC)
O LEED é global.
Possui um grande prestígio internacional demonstrado pela sua aplicação em mais de 94000 edifícios em mais de 165 Países.
Existem já vários edifícios certificados em Portugal.
BREEAM
BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method
