LiderA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

 

LiderA

 

A USinGreen disponibiliza o apoio e a consultoria técnica necessárias para assegurar a definição e implementação de soluções sustentáveis em edifícios, em todas as fases desde a sua conceção/projeto até à sua operação, com vista ao reconhecimento ou certificação pelo sistema LiderA.

 

O que é o LiderA?

É um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da sustentabilidade na construção, desenvolvido em Portugal, aplicável aos empreendimentos (edifícios e espaços de intervenção) desde a fase de projeto, construção, até à fase de operação.

 

O LiderA é um sistema de certificação do ambiente construído, adaptado ao contexto nacional, que atende aos aspectos intrínsecos do país ao nível ambiental, social e económico.

 

O LiderA é um sistema:
• Nacional
• Voluntário
• Pretende liderar pelo ambiente
• Procura a sustentabilidade
• Em melhoria contínua
• De verificação independente

 

Porquê escolher a certificação LiderA?

O LiderA é uma marca registada nacional, credível e reconhecida ao nível do desempenho ambiental e da sustentabilidade da construção.

 

A implementação do LiderA nos empreendimentos, desde a fase de projecto até à fase de operação, resulta na redução do impacte ambiental, na utilização eficiente dos recursos e na redução do custo global ao longo do seu ciclo de vida.

 

A certificação LiderA é um factor diferenciador no actual mercado imobiliário nacional.

 

O LiderA dispõe já de um número significativo de certificados emitidos para diferentes empreendimentos de grandes cadeias nacionais e internacionais, em diversos sectores de atividade – comércio (desporto e restauração), serviços e residencial.

Onde se aplica e como funciona?

O LiderA aplica-se a todos os empreendimentos (edifícios e espaços de intervenção) residenciais, de serviços, turísticos, comerciais, entre outros, em qualquer fase do seu ciclo de vida.

O LiderA consiste num sistema de avaliação da construção organizado em níveis de desempenho ambiental numa ótica de sustentabilidade. Baseado em seis princípios, o LiderA é constituído por 43 critérios distribuídos por áreas diferentes que, após avaliação, são traduzidos numa escala de desempenho de G a A (até A++). Ao nível A++ (mais eficiente) corresponde um desempenho cerca de 90% superior ao nível menos eficiente.

Como se está a desenvolver em Portugal?

Atualmente, existem mais de 30 empreendimentos certificados em Portugal, nas áreas residencial, turismo, comércio e serviços.
Quer saber quais? Visite www.lidera.info.

 

Mais recentemente, o LiderA está a estabelecer protocolos de colaboração com algumas autarquias, de forma a incentivar a implementação deste sistema nos novos projectos.